domingo, 18 de março de 2012

Monumentos Históricos de Ribeirão Preto

- Relógio da Praça XV
Monumento histórico da área central de Ribeirão Preto, o relógio da Praça XV foi instalado na década de 1.930. A proposta de Gilberto Nóbrega era construir um monumento para embelezar o local. Pouco se sabe sobre a obra, que em 1.976  teve o mecanismo alterado.
Data da instalação: 06/09/1.939
Localização: Praça XV de Novembro – Centro
- Monumento ao Soldado Constitucionalista de 1.932
Construído em 1.935 o “Monumento ao Soldado Constitucionalista de 1.932” é uma homenagem aos soldados combatentes de Ribeirão Preto que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1.932.
Data de instalação: 1.935
Localização: Praça XV de Novembro – Centro
- Músicos 
O artista plástico Tirso Cruz esculpiu uma de suas paixões no Morro do São Bento, a música. Instaladas em 1.985 para homenagear a classe artística de Ribeirão Preto, as esculturas de flautista, violinista e violoncelista caracterizam a forma irreverente do músico.
Data de instalação: 19/6/1.985 
Localização: Morro do São Bento - Jardim Mosteiro.
- Igreja Santo Antônio
Fundada em 1.947 a Igreja Santo Antônio de Pádua abriga o mosteiro da Congregação dos Monges Beneditinos Olivetanos e possui um acervo de livros de grandes filósofos e teólogos como Karl Marx, Friederich Nietzsche, São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
Data da instalação: 1947
Localização: Rua Paraíba, 747, nos Campos Elíseos 



- Santuário das Sete Capelas
Localizado no alto do Morro de São Bento, o Santuário das Sete Capelas é um lugar de encontro com a paz e a natureza. As sete capelas foram construídas por monges beneditinos em datas distintas, cada uma é dedicada a um santo padroeiro. Dispostas em um semicírculo em meio a uma pedreira estão as capelas de Nossa Senhora das Graças (1.948). Seguiram-se então, a de São Judas Tadeu (1.951), Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha (1.954), São Jorge (1.955), e encerrando o santuário, as capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da escadaria (capela da Penitência).
Data de instalação: cada capela foi construída em uma data
Localização: Morro do São Bento

Maria Fumaça Phantom, localizada na Vila Tibério, fez parte de uma das histórias mais importantes de Ribeirão Preto: a era do café e é uma das três últimas remanescentes do gênero, mas atualmente é usada como abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

Doada ao município pelas Indústrias Matarazzo em 1912, a locomotiva foi fabricada na Alemanha e preserva apenas as siglas “US. Amália” em suas laterais direita e esquerda.

Exposta sobre 30 metros de trilho, desde os primeiros anos da década de 1970, a Maria Fumaça Phantom está perdendo suas características, pois do local já foram levadas peças de cobre, ferro e aço.

Para a historiadora do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, Tânia Registro, todo monumento nasce com o objetivo de fazer lembrar algo, assim, a Maria Fumaça tem essa função, marcar ou assinalar algum acontecimento ou personagem da história da cidade. “A locomotiva da Praça Schmidt, tem o significado de perpetuar a  lembrança de que um dia a estrada de ferro e o trem foram importantes para Ribeirão Preto. A estação e todo um complexo arquitetônico e logístico da antiga Companhia Mogiana existiam no entorno onde está hoje a locomotiva”, explica.
- Praça dos Expedicionários
No ano da comemoração do cinquentenário da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial foi inaugurada a Praça dos Expedicionários com um conjunto de monumentos alusivos a participação dos Brasileiros na Guerra.
Data de instalação: 24/06/1.995
Localização: Praça dos Expedicionários - Parque Bandeirantes
- Ao Centenário da Independência do Brasil
O “Obelisco” foi instalado como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil. Inicialmente localizava-se na Avenida 9 de Julho, próximo à Recreativa, posteriormente, foi transferido para o cruzamento da avenida Independência com a 9 de Julho.
Data de instalação: 07/9/1.922
Localização: Cruzamento das avenidas 9 de julho e Independência - Higienópolis

***Fonte: www.revide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário